sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cubo da Soma

Colando pequenos cubos de madeira entre eles por uma face, você pode fabricar 10 formas usando 3 ou 4 cubos unitários. Juntando as 7 formas abaixo desenhadas, é possível de construir um cubo 3x3x3. Chamado de "Cubo Soma", este quebra-cabeça foi inventado por o matemático danês Piet Hein em 1936.

Se pode observar que duas das peças são como imagens uma da outra num espelho. Tais formas simetricas, que podem se encontrar também na química, geologia, biologia... são chamadas de "enantiomorfes"  (literalmente do grego "forma contrária")




Nível

O cubo Soma pode se usar com alunos de vários níeis, dependendo dos objetivos a serem alcançados.
Por exemplo, no jardim de infância, os meninos já podem, brincando, se habituar a manipular as peças, observá-las, contar os cubos, evidênciar a simetria , achar nomes para cada forma, tentar encaixamentos com algumas peças etc. Mais tarde, eles podem tentar reconstruir o cubo, ou pelo menos terminá-lo, ou imitar algumas formas como se faz com o "Tangram" (veja abaixo "complementos").
Alunos maiores podem treinar também para reconstruir o cubo, desenhá-lo, construir cubos imagens um do outro em tal simetria ou rotação indicada...
O cubo não é muito dificil de construir, devido ao número elevado de soluções: 240 soluções distintas, sem falar das outras obtidas apartir dessas por isométrias do cubo (rotações e simetrias).
Para qualquer nível, este quebra-cabeça contribui a agilizar a representação espacial e a percepção da orientação no espaço tridimensional.

Preparação do jogo

As sete peças estão já prontas. O professor só tem que detalhar as instruções e arrumar as peças devidamente aos objetivos didáticos escolhidos (veja acima).

Solução
Uma das inúmeras soluções é a seguinte:



Complementos

Alguns modelos para construir usando todas as mesmas sete peças:




Duplicação

O jogo pode se duplicar com uma certa facilidade cortando e colando pedaços de madeira. Para isso, tem que cortar bem reto uma barra de seção quadrada (2 cm x 2 cm, por exemplo). Precisará de dois pedaços de três cubos (6 cm no caso de uma seção 2 x 2), oito pedaços de dois cubos (4 cm no caso de uma seção 2 x 2),cinco cubos isolados (2 cm no caso de uma seção 2 x 2).
Antes de colar, terá ainda que marcar com uma caneta o limite entre os cubos nas barras de 2 ou 3 cubos.

Um comentário: